A Era Moderna de Londres

Em 1700 a população da cidade chegava a 700.000 habitantes, apesar da baixa taxa de fertilidade havia uma alta taxa de imigração, o que explica o alto número de habitantes.

A população recebeu um grande número de judeus Sepharditas e Ashkenazim da Polônia e Alemanha e uma população negra significativa que foi estimada entre 5.000 e 10.000 pessoas, chegando a ser estimada em 20.000.

Em 1800 Londres era considerada a maior cidade do mundo. Uma significante comunidade chinesa começava a surgir. Imigrantes indianos, franceses, italianos, judeus e negros eram frequentes nas ruas de Londres. A população de Londres era, em sua maioria, composta por mulheres e jovens.

No século XVIII, a cidade construiu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi ao pouco se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infra-estrutura e sem saneamento básico decente. Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas.

Em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer à cidade infra-estrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente. Em 1863, Londres começa a construir o primeiro metro do mundo. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha o que custou a vida de vários habitantes e deixando muitos desabrigados, destruindo também várias zonas da cidade. A reconstrução nos anos 50, 60 e 70 gerou vários estilos arquitetônicos na cidade. Durante as décadas seguintes à segunda guerra, Londres recebeu vários imigrantes vindos de países da Commonwealth, o que fez de Londres uma das cidades mais cosmopolitas do planeta.

Nos anos 60, Londres tornou-se o centro da moda e cultura. Nos anos 80, com seu crescimento económico, Londres volta a ser um centro internacional importante. Londres também ficou conhecida por ter sofrido vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997 e actualmente por extremistas islâmicos como no dia 7 de Julho de 2005.

London 360 from St Paul's Cathedral - Sept 2007.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s