O estado da Califórnia prepara um simulacro

O estado da Califórnia vai realizar, esta quinta-feira, o maior simulacro de sempre nos Estados Unidos.

Cerca de cinco milhões de pessoas vão participar num exercício, que visa perceber se estão preparados para reagir perante um sismo de grande magnitude.

 

De acordo com um estudo do Instituto Tecnológico da Califórnia, há 98 por cento de probabilidade de nos próximos 30 anos a zona ser atingida por abalo com 7,8 na escala de richter

As previsões apontam para que um sismo de grande magnitude, denominado de «Big One», provoque duas mil vítimas mortais, 50 mil feridos e mais de 200 milhões de dólares em prejuízos materiais. O exercício de quinta-feira visa preparar os cidadãos e as equipas de emergência perante uma catástrofe.

A certeza de um grande terramoto

O Instituto Tecnológico da Califórnia não tem dúvidas de que nos próximos 30 anos vai acontecer um grande abalo com epicentro na falha de “San Andrés”, paralela à costa mas no interior do estado da Califórnia. Segundo escreve o site espanhol adn.es o último «Big One» aconteceu em 1906 e devastou quase por completo a cidade de São Francisco.

Jean Paul Ampuero, professor do Instituto Tecnológico, garantiu em declarações à agência EFE, que  «a cada 150 anos acontece um grande terramoto e o último foi em 1857». O simulacro «permite ensinar à população a melhor forma de agir perante um abalo», acrescenta o especialista.

De manhã

O simulacro terá início às 10h30 da manhã e vai envolver milhares de escolas, empresas, centros médicos entre muitas outras instituições. O abalo terá uma duração de «dois minutos» imaginários.

Jean Paul Ampuero reconhece que perante o «Big One» as autoridades do estado da Califórnia nunca seriam suficientes para ajudar todos e que «é obvia a necessidade de apoio federal», mas o simulacro poderá encontrar os pontos mais débeis na capacidade de reacção da protecção civil.

 

 

(not’s my texte)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s